UM POUCO DA HISTÓRIA DE GUARATUBA



A HISTÓRIA
                
Em 29 de Abril de 1771, o ano seguinte à portaria de 20 de janeiro, que regulamentava a criação de uma vila, São Luiz da Marinha de Guaratuba, deu-se a solenidade de fundação dessa mesma vila com a celebração da missa pelo pároco padre Bento Gonçalves Cordeiro. Nascia então Guaratuba, a cidade que hoje encanta milhares de turistas, sul-americanos, europeus, etc.
Antes de eleger seu primeiro prefeito, que assumiu o cargo em 1792, Guaratuba foi governada por vereadores e assistida pelo presidente da Província até a Proclamação da República.
O município de Guaratuba foi extinto pelo Decreto Lei Estadual no 7572, passando assim a ser apenas um distrito de Paranaguá. Mas o município foi restaurado pela lei no 2 de 10 de Outubro de 1947 e instalado oficialmente em 25 de Outubro do mesmo ano.
O nome é de origem indígena guará-tuba e significa muitas aves na terra — terra de muitos guarás.
Se inicialmente Guaratuba vivia das atividades de pesca, hoje, além dessa atividade, tem no turismo uma das principais fontes de renda.
Os antigos moradores relatam que Guaratuba até o final da  década de 40, se resumia numa pequena “vila”, com algumas casas em torno do largo gramado da Igreja centenária.
O que hoje é visto como Rua  Capitão  João  Pedro  era  apenas  um  “baixadão”,  chamado  de  Rua  do  Riacho por onde escoriam as águas das fontes Itororó e Carioca, e havia até campos de criação de gado na encosta do Morro do Pinto e também perto da fonte da Santa; além de outras onde hoje esta hoje a rodoviária.
Antes da luz elétrica chegar por aqui, existia um sistema de iluminação pública, na praça com dois postes, e em frente à baía, na Rua da Praia, com três postes de madeira, com uma lamparina, que eram acesas todos os dias. Nas casas a iluminação era a base “lampião” a óleo de peixe mais tarde a querosene.
Durante muito tempo, São Luiz da Marinha de Guaratuba permaneceu isolada e seu único acesso era pelo mar, através do “canal barra” na entrada da baía. Diante disso, as viagens para a vizinhança de Matinhos, Paranaguá e Pontal eram realizadas com muitas dificuldades pela orla marítima, e sempre na dependência das marés e do tempo bom.


DADOS GERAIS:

Estado que Pertence: Paraná
Data de Fundação: 5 de dezembro de 1765
Gentílico: Guaratubense
População: 34.100 habitantes (2006)
Área (em km²): 1.325,88

Km da capital do Estado: 117 km